Agenda 

Atividades

10 Novembro 2018

Conferências/Palestras

Arqueo Astronomia

Local: Serviços Educativos
Hora: 10h00

Arqueo Astronomia - O Culto às Estrelas

A Arqueoastronomia resgata a importância do culto às estrelas nos monumentos antigos e a relação atribuída a certas orientações e momentos. Vamos conhecer de que forma o culto à Alma dos Astros e às influências estelares se encontra enraizado em todas as religiões e civilizações antigas!

Entrada Gratuita
Inscrição em: http://bit.ly/NAFama_AtivNov18
Local: Serviços Educativos Parque da Devesa
10 Novembro – 10.00 às 13.00

Sessão promovida pela Nova Acrópole - Famalicão

As grutas de Lascaux ou as de Altamira, com representações dos signos ou poderes do zodíaco há mais de 15000 anos, a Gruta das Quatro Portas na Gran Canária, de uma antiguidade difícil de precisar, o Stonehenge ou o chamado Observatório Maia, ou o disco celeste de Nebra são alguns dos milhares de exemplos desta religião estelar. Em Portugal os dólmens e o Cromeleque dos Almendres têm, também, orientações privilegiadas.

É evidente que os rituais destes povos estavam ou queriam associar-se às energias que chegam dos astros em momentos específicos, do mesmo modo que um rádio só pode sintonizar um canal numa determinada frequência. A estrela Sírio, as Pleiades, as diferentes fases e movimentos aparentes da Lua e do Sol, que determinam o ciclo de vida da nossa Natureza, os eclipses de ambos, a Estrela Polar e as da Ursa Maior, o curso dos planetas visíveis, os ciclos associados ao movimento de precessão dos equinócios, as diferentes figuras geométricas dos mesmos no Zodíaco, etc., formavam um relógio mágico-cerimonial que, ainda que incompreensível para o nosso ceticismo e ignorância, era vital para eles.

Como disse Roso de Luna, é mais fácil que um filósofo seja amigo do dólmen e da estrela, pois ambos nos enlaçam com o nosso passado e com aquilo que de eterno há em nós.

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui