Hortas Urbanas

A Agricultura Biológica

Tendo o Parque da Devesa como missão a sensibilização ambiental, o cultivo das Hortas Urbanas do Parque da Devesa é realizado em modo de produção biológico, sendo uma maneira eficaz de disseminar boas práticas agrícolas e ambientais. O modo de produção biológico segue as regras da Agricultura Biológica; no entanto, não há certificação, dado, neste caso tratar-se de produção para autoconsumo, e não para comercialização.

Assim, os utilizadores das Hortas da Devesa, antes da atribuição de um talhão, têm de frequentar uma formação inicial (mínimo 15 horas) que os dote dos conceitos básicos da agricultura biológica, de modo a que tenham as ferramentas para iniciar o cultivo nesta modalidade e para que seja facilitada a contínua auto-aprendizagem nesta matéria.

«A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
Em Agricultura Biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, nem ao uso de organismos geneticamente modificados. Desta forma, garante-se o direito à escolha do consumidor e é salvaguardada a saúde do consumidor, ao evitar resíduos químicos nos alimentos. É, além disso, salvaguardada a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos e preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes, cuja actual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.
A produção animal biológica pauta-se por normas de ética e respeito pelo bem-estar animal, praticando uma alimentação adequada à sua fisiologia e facultando condições ambientais que permitam aos animais expressar os seus comportamentos naturais e não recorre ao uso de hormonas nem antibióticos como promotores de crescimento.
A Agricultura Biológica é também conhecida como “agricultura orgânica” (Brasil e países de língua inglesa), “agricultura ecológica” (Espanha, Dinamarca) ou “agricultura natural” (Japão).
Na Europa, a Agricultura Biológica é alvo de legislação específica, o Reg. (CE) n.º 834/2007 do Conselho de 28 de junho, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos, estabelecendo normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito. Os produtos de Agricultura Biológica são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica.
»
Fonte: Agrobio.

Para serem comercializados, os produtos biológicos devem obedecer a um conjunto de regulamentos que podem ser consultados em: clique aqui

Formação em Agricultura Biológica

Newsletter Insira o seu e-mail e receba informação sobre as atividades no Parque da Devesa

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui