O que é o Parque da Devesa?

É um parque público, com uma extensa área verde com a extensão de cerca de 25 hectares, atravessados pelo Rio Pelhe e pontuados por uma série de equipamentos que lhe conferem valências de entretenimento e culturais.

Quem construiu o Parque?

O Parque da Devesa, bem como uma série de outros programas e equipamentos com ele relacionados, resultam de uma parceria liderada pela Câmara Municipal de Famalicão e de que fazem parte também a Associação de Moradores das Lameiras, a ADRAVE, a CESPU e o CITEVE.

Quem pagou o Parque da Devesa?

As obras e programas da PRU do Parque da Devesa foram pagos pelos parceiros, com o cofinanciamento da União Europeia, através do FEDER.

Quando abriu ao público?

A abertura do parque aconteceu a 28 de Setembro de 2012. A festa de inauguração durou três dias e contou com quase três mil artistas e figurantes e mais de 30 mil visitantes.

Que equipamentos fazem parte do Parque?

Além da extensa área verde atravessada por um rio e riscada por várias vias pedonais internas, o parque é constituído por três parques de estacionamento e acessibilidades, um auditório ao ar livre, uma unidade de biologia, uma cafetaria, um restaurante, vários edifícios de apoio e pela “Casa do Território”, um espaço museológico que pretende retratar todo o concelho.

Qualquer pessoa pode visitar o Parque?

Sim, o parque é de entrada livre e qualquer pessoa poderá visitá-lo, desde que cumpra o regulamento e as regras de boa conduta.

É possível organizar visitas guiadas?

Sim, grupos, associações ou escolas poderão solicitar, sob marcação neste site, uma visita guiada nas condições estabelecidas para o efeito.

É possível acampar no Parque?

Não. O acampamento ou pernoita no parque não é permitida.

Posso fazer um “pick-nick” no Parque?

Sim, desde que cumpra o regulamento e mantenha o local limpo, não danifique o espaço natural ou outro e desde que não recorra à produção de fogo.

Posso levar o meu cão a passear no Parque?

Sim, mas existem regras explícitas para o uso de canídeos no parque. Consulte a seção "Normas" neste site.

Posso praticar desporto no Parque?

Sim, embora o parque não seja um “estádio” ou um recinto concebido para o efeito, é possível praticar atividade física e desportiva, desde que não viole o regulamento.

Posso andar de bicicleta no Parque?

Sim, desde que respeite os caminhos destinados para o efeito e mantenha respeito pelos peões.

Que tipo de atividade lúdica e cultural decorre no Parque?

O parque está dotado de equipamentos que lhe permitem receber eventos como exposições, conferências ou encontros, além de espetáculos de pequena, média e grande dimensão. O auditório ao ar livre está dotado de um palco, com área técnica e infraestruturas que lhe permite receber todo o tipo de espetáculo ou atividade de entretenimento e cultural. O número de lugares varia entre os 1.500 sentados e os 20 mil de pé.

Qual o horário do Parque?

De 22 de março a 31 de outubro o parque está aberto entre as 06.00h e as 24.00h e de Inverno (1 de novembro a 21 de março) encerra às 22 horas. A partir da hora de encerramento o acesso aos edifícios da Casa do Território, incluindo o Restaurante, será efetuado apenas pelo parque de estacionamento respetivo.

A quem posso dirigir-me se tiver dúvidas ou problemas relacionados com o Parque?

Qualquer assunto relacionado com o parque deverá ser tratado através do telefone, e-mail ou fax seguintes: Tel.: 252 320900  ou 252 374 184 | Fax: 252 323751 Internet: www.vilanovadefamalicao.org E-mail: camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org | parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org Também pode deixar uma mensagem neste site, na área respetiva.