Notícias

Nós somos parte da solução

22.05.2021

NÓS SOMOS PARTE DA SOLUÇÃO #PelaNatureza"

Este é o mote do Dia Internacional da Biodiversidade em 2021.

No Parque da Devesa, somos parte da solução pois as nossas estratégias de gestão, bem como a sensibilização ambiental que fazemos, têm a promoção da biodiversidade como um dos grandes objetivos.

Algumas das nossas ações que promovem a biodiversidade:
- Deixamos as plantas herbáceas do prado ou espontâneas, crescer, florir e ressemear-se; isto sobretudo nas áreas de maior declive do parque, que só são cortadas duas vezes por ano; isto atrai insetos polinizadores e muitos outros animais, quer os que se alimentam dessas plantas, das suas sementes e também so próprios insetos (como muitas aves, inclusive andorinhas.
- Não cortamos a vegetação nas margens do rio; isto permite, entre outras funções, que ali haja alimento e abrigo para muitos animais, que as árvores ribeirinhas possam cresce, e que a água seja purificada pelas plantas; é nesses locais que foram várias vezes avistadas as lontras.
- Não removemos maciços arbustivos espontâneos, como as estevas; além de atrair polinizadores com as suas flores, servem de esconderijo a muitos animais mais "assustadiços", como algumas aves ou ouriços-cacheiros.
- Os nossos tanques mantém vegetação e funcionam como zonas de reprodução de anfíbios, como rás, tritões, e outros animais, como libélulas.
- Não removemos alguns troncos de árvores mortas; os locais onde elas ficam no solo tornam-se verdadeiros "hotspots" de biodiversidade, permitindo que o ciclo da vida se complete; por exemplo, são em troncos de árvores mortos que as vacas-loiras, espécie em risco de extinção, encontram o seu habitat.
- Mantemos inacessível às pessoas uma área entre o lago e o rio, uma zona selvagem importantíssima para a nidificação e refúgio de muitas espécies de animais, como por exemplo a galinha-de-água, o pato-real ou o guarda-rios.
- Não usamos pesticidas, muito prejudiciais à biodiversidade, e as folhas secas ou resultantes do corte são o "mulching" que fertiliza naturalmente o solo.
- Procuramos ter uma elevada diversidade de plantas no parque, árvores, arbustos e herbáceas, de modo a que durante todo o ano haja flores e frutos que servem de alimento a uma diversidade de animais.
- Removemos plantas invasoras regularmente impedindo que se tornem uma ameaça às espécies autóctones e que desequilibrem o ecossistema.
- A natureza, sobretudo a fauna e a flora, são temas principais dos nossos diversos programas de sensibilização ambiental.

Veja o vídeo aqui

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui