Agenda

Atividades

27 maio 2025

Exposições

Exposição PÓS-TERRA - Inauguração

Local: Casa do Território
Hora: 18h00

Dia 27 de maio às 18h inaugura, na Casa do Território, a nova exposição temporária "Pós-Terra", que estará patente até final de março de 2026.

Pós-Terra é uma instalação artística do artista plástico Miguel Ângelo Marques (Guimarães, 1994), que explora a nossa relação com o mundo através de uma abordagem pedagógica às alterações climáticas, partindo de uma metáfora que incide na sua curiosidade pelos animais da família dos sifonóforos. A instalação inclui uma multiplicidade de objetos artísticos, tais como esculturas em vidro, fotografia, pinturas em parede, vídeos e ainda uma climateca – uma pequena biblioteca com livros relacionados com a temática.  Com o objetivo de sensibilizar, através da arte, para um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta ou enfrentou – as alterações climáticas – que colocam em causa a nossa civilização, a exposição pretende espoletar nos visitantes questões e reflexões do que podem melhorar nos seus comportamentos, e que seja uma experiência capaz de os ligar mais à terra e menos ao material, mais à natureza e menos ao digital.



«Recentemente descoberto um espécime com cerca de 45 metros no mar da austrália, pode ao mesmo tempo ser o maior animal e o mais pequeno do mundo ao mesmo tempo. Partindo de uma ideia de entreajuda, o Sifonóforo é uma colónia de Zooides composto por milhares de partes individuais (máximo 40 cm cada) que estão ligadas e formam um grande corpo de entreajuda, partilhando nutrientes e energia entre si.  Numa abordagem multidisciplinar e da premissa “O que fazias num mundo novo? Ideias para tornar este mundo melhor!” Nesta exposição é abordada a forma como a sustentabilidade do planeta requer que olhemos para o nosso quotidiano e nos consciencializemos das nossas ações. Em prol da construção de cenários idílicos e imaginários contribuímos para a destruição do planeta, agora devemos imaginar um novo mundo, com os seus alicerces na cooperação e na comunidade, bem como imaginar alternativas às ações industriais massivas de exploração e contribuir para a regeneração do globo. Pensar uma pós terra é pensar um lugar do começar de novo para refletir sobre os nossos erros. O que levavas para uma pós terra? É a pergunta que esta exposição levanta. Ligar-nos mais à terra e menos ao material, mais à natureza e menos ao digital, é essa a premissa para esta pós terra um lugar que quer criar máquinas de imaginar, cheio de possibilidades mas também de lições ativas. Pensar a ideia de que o essencial não é o material, que a experiência sensorial é preponderante para a nossa consciencialização enquanto seres que habitam um ecossistema composto por uma biodiversidade sem precedentes e que se deve preservar.»

Visita gratuita. Horários:
Segunda a quinta: 9h30-13h00 e 14h00 -17h30; Domingos: 14h30-18h30 (horário de verão) ou 14h30-17h30 (horário e inverno).

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui