Casa do Território

Exposições Temporárias

O piso 0 da Casa do Território é um espaço dedicado à organização de Exposições de caráter temporário, sobre temas ligados ao conhecimento e desenvolvimento do nosso território e da Região envolvente, bem como outros que assentem numa perspetiva global de relacionamento com a formação e capacitação dos visitantes, numa ótica de aprofundamento de áreas ligadas à cultura e às artes.

Paralelamente a cada Exposição é elaborado um programa de atividades que visa a sua dinamização e uma maior abertura aos diversos públicos, estimulando à sua participação, ao desenvolvimento e formação de um pensamento crítico e a um maior entendimento da nossa identidade e da nossa dimensão territorial.

Exposições já realizadas: “Devesa: Percursos”(setembro 2012/ setembro 2013), “100 anos Leica” (junho/julho 2014), “Anfíbios - uma pata na água outra na terra”(agosto/outubro 2014), “Mostra Nacional de Jovens Criadores - 17.ª Edição”, dezembro 2014/ janeiro 2015), “Território-Casa Comum” (julho 2015/Fevereiro 2016), “Des(a)fiar o Tempo da Indústria” (Abril a Setembro 2016), “Percurso da Continental por Terras Famalicenses” (Novembro 2016 a Março 2017), “Lugares (In)Visíveis” (Abril a Agosto 2017).

A Casa do Território dispõe, ainda, de uma Galeria exterior, onde são realizadas algumas mostras, de caráter mais simples e sem grande exigência de montagem (fotografia, trabalhos de projetos, ilustração, pintura) cujas temáticas estejam relacionadas com o Parque da Devesa ou com o território, de forma mais lata.

Exposições já realizadas: “Maratona Fotográfica 2015” – Fotografia (Outubro 2016); “A Nudez na Beleza de um Olhar” – Fotografia (Novembro/Dezembro 2016); “Avifauna do Parque da Devesa” - Fotografia (Abril/Maio 2017); “Mural para a Igualdade” – trabalho de projeto (Junho 2017); “Mnemosyne” – Ilustração (Julho/Agosto 2017).

DEVESA 10- Muito mais que um Parque!

28 setembro 2022 - 31 janeiro 2023

As comemorações do 10º Aniversário do Parque da Devesa têm o seu início no dia 28 de setembro, às 17h00, com a inauguração da Exposição "Devesa 10. Muito mais que um parque!".

Sob o lema “Muito mais que um parque”  esta exposição  pretende demonstrar a íntima ligação deste equipamento à comunidade, a forma como, ao longo destes 10 anos de existência, os famalicenses se apropriaram deste espaço, individualmente ou de forma coletiva, através da participação nas inúmeras atividades oferecidas, ou mesmo, como promotores e parceiros de muitos projetos.

Natureza, desporto, saúde, cultura, educação, ambiente, lazer, convívio, família, amigos - são palavras que hoje associamos ao Parque da Devesa e que demonstram a sua polivalência.

É inegável a mais valia que o Parque trouxe à vida dos famalicenses, criando novos hábitos e rotinas, aproximando-os da natureza, melhorando a saúde e o bem-estar, mas também, oferecendo um espaço único para a fruição de música, dança, teatro, exposições, eventos desportivos, sensibilização ambiental e muito mais.

Se o Parque da Devesa é, hoje, "muito mais que um parque", deve-o, essencialmente, à extraordinária apropriação por parte da comunidade famalicense e ao enorme carinho e cuidado com que sempre o tratam.

Por isso, esta mostra representa, também, um momento de homenagem e gratidão a todos quantos, ao longo destes anos, sentem o Parque da Devesa como sendo a sua casa.



Arquivo Exposições Temporárias

ver arquivo

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui