Casa do Território

Exposições Temporárias

O piso 0 da Casa do Território é um espaço dedicado à organização de Exposições de caráter temporário, sobre temas ligados ao conhecimento e desenvolvimento do nosso território e da Região envolvente, bem como outros que assentem numa perspetiva global de relacionamento com a formação e capacitação dos visitantes, numa ótica de aprofundamento de áreas ligadas à cultura e às artes.

Paralelamente a cada Exposição é elaborado um programa de atividades que visa a sua dinamização e uma maior abertura aos diversos públicos, estimulando à sua participação, ao desenvolvimento e formação de um pensamento crítico e a um maior entendimento da nossa identidade e da nossa dimensão territorial.

Exposições já realizadas: “Devesa: Percursos”(setembro 2012/ setembro 2013), “100 anos Leica” (junho/julho 2014), “Anfíbios - uma pata na água outra na terra”(agosto/outubro 2014), “Mostra Nacional de Jovens Criadores - 17.ª Edição”, dezembro 2014/ janeiro 2015), “Território-Casa Comum” (julho 2015/Fevereiro 2016), “Des(a)fiar o Tempo da Indústria” (Abril a Setembro 2016), “Percurso da Continental por Terras Famalicenses” (Novembro 2016 a Março 2017), “Lugares (In)Visíveis” (Abril a Agosto 2017).

A Casa do Território dispõe, ainda, de uma Galeria exterior, onde são realizadas algumas mostras, de caráter mais simples e sem grande exigência de montagem (fotografia, trabalhos de projetos, ilustração, pintura) cujas temáticas estejam relacionadas com o Parque da Devesa ou com o território, de forma mais lata.

Exposições já realizadas: “Maratona Fotográfica 2015” – Fotografia (Outubro 2016); “A Nudez na Beleza de um Olhar” – Fotografia (Novembro/Dezembro 2016); “Avifauna do Parque da Devesa” - Fotografia (Abril/Maio 2017); “Mural para a Igualdade” – trabalho de projeto (Junho 2017); “Mnemosyne” – Ilustração (Julho/Agosto 2017).

10 Anos de Tesouros

08 fevereiro 2024 - 30 abril 2024

Desde a inauguração do Parque da Devesa e abertura da Casa do Território é bem provável que, em alguma das visitas aí realizadas, se tenha cruzado com um pequeno expositor, colocado no corredor da entrada, com peças ou fragmentos de peças que vão mudando e despertando maior ou menor atenção.
Trata-se de uma atividade desenvolvida mensalmente pelo Gabinete de Arqueologia que consiste na seleção de um, ou vários materiais arqueológicos e, de forma contextualizada, os expõe. Inicialmente apelidada de “12 meses 12 peças” foi mudando, tal como os tempos, para “peça do mês da arqueologia” e atualmente “Arqueologia Destaca …”
Decorridos mais de 10 anos, do início desta atividade, suspensa apenas durante o confinamento, pretende-se reunir os 139 objetos ou conjuntos, numa só mostra, dando a conhecer os 13 sítios referenciados, o trabalho realizado na área da Arqueologia e a sensibilização para a proteção deste património, demonstrando o potencial arqueológico do território famalicense.

Segunda a quinta: 9h30 - 17h30;
Domingos: 14h30 às 17h30.
Entrada gratuita.

Arquivo Exposições Temporárias

ver arquivo

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui