O piso 0 da Casa do Território é um espaço dedicado à organização de Exposições de caráter temporário, sobre temas ligados ao conhecimento e desenvolvimento do nosso território e da Região envolvente, bem como outros que assentem numa perspetiva global de relacionamento com a formação e capacitação dos visitantes, numa ótica de aprofundamento de áreas ligadas à cultura e às artes.
Paralelamente a cada Exposição é elaborado um programa de atividades que visa a sua dinamização e uma maior abertura aos diversos públicos, estimulando à sua participação, ao desenvolvimento e formação de um pensamento crítico e a um maior entendimento da nossa identidade e da nossa dimensão territorial.
Exposições já realizadas: “Devesa: Percursos”(setembro 2012/ setembro 2013), “100 anos Leica” (junho/julho 2014), “Anfíbios - uma pata na água outra na terra”(agosto/outubro 2014), “Mostra Nacional de Jovens Criadores - 17.ª Edição”, dezembro 2014/ janeiro 2015), “Território-Casa Comum” (julho 2015/Fevereiro 2016), “Des(a)fiar o Tempo da Indústria” (Abril a Setembro 2016), “Percurso da Continental por Terras Famalicenses” (Novembro 2016 a Março 2017), “Lugares (In)Visíveis” (Abril a Agosto 2017).
A Casa do Território dispõe, ainda, de uma Galeria exterior, onde são realizadas algumas mostras, de caráter mais simples e sem grande exigência de montagem (fotografia, trabalhos de projetos, ilustração, pintura) cujas temáticas estejam relacionadas com o Parque da Devesa ou com o território, de forma mais lata.
Exposições já realizadas: “Maratona Fotográfica 2015” – Fotografia (Outubro 2016); “A Nudez na Beleza de um Olhar” – Fotografia (Novembro/Dezembro 2016); “Avifauna do Parque da Devesa” - Fotografia (Abril/Maio 2017); “Mural para a Igualdade” – trabalho de projeto (Junho 2017); “Mnemosyne” – Ilustração (Julho/Agosto 2017).
A Casa do Território, no Parque da Devesa, apresenta a nova exposição temporária "CIDADE ORIZURO", uma criação da Companhia de Música Teatral.
A instalação Cidade Orizuro é uma das novas criações da Companhia de Música Teatral (CMT) previstas para 2023 e surge na sequência do trabalho regular que a CMT tem realizado em V. N. Famalicão, e em particular no Parque da Devesa.
A passagem do Gamelão de Porcelana e Cristal, a criação da instalação Metamorfose e os workshops Murmúrio das Árvores são alguns dos exemplos de projetos artísticos e sensibilização ambiental que a CMT tem desenvolvido em parceria com o Parque da Devesa.
A instalação Cidade Orizuro é construída a partir de memórias sonoras e imagéticas, que servirão como ponto de partida para a reflexão e participação: uma cidade verde, colorida e feliz, onde todos os desejos podem ganhar asas.
A instalação foi concebida para a Casa do Território e deverá simbolicamente estar patente entre 21 de Março e 1 de Outubro. A abertura será assinalada pela performance Saudação da Primavera e pela estreia do documentário Jardim Orizuro.
Este filme, de Luís Margalhau, documenta alguns dos aspetos do trabalho realizado no Município de Vila Nova de Famalicão, no Jardim de Infância de Seide, no Centro Social da Paróquia de Castelões e no Centro Social Paroquial de Requião, ao longo de 2022, no âmbito de um projeto apoiado pelo Fundo de Fomento Cultural, Programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura.
Para além de poder ser visitada livremente, está previsto a realização de um conjunto de atividades de dinamização promovidas pela equipa do Parque da Devesa, numa programação construída a pensar em públicos de todas as idades, que inclui, visitas guiadas, oficinas, conversas, visitas ao território, etc.
Ficha técnica e artística
Promotor: Câmara Municipal de V.N. de Famalicão
Conceção e realização: Companhia de Música Teatral
Coprodução: Casa do Território
Composição do Lugar: Mafalda Milhões
Design de Artefactos Sonoros: Miguel Ferraz
Registos Vídeo: Luís Margalhau
Textos: Excertos das publicações “O Céu por Cima de Cá” e “Rotas de Mil Pássaros” da Companhia de Música Teatral
Agradecimentos: à inúmera mão que nos faz voar
Apoios: República Portuguesa - DGARTES, Município de Vila Nova de Famalicão
Arquivo Exposições Temporárias
ver arquivo