Desde 2015, que os domingos no Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão são dedicados às famílias. Observar, experimentar, criar, brincar, relaxar, participar em percursos de exploração, em oficinas e exposições, em conversas e piqueniques, partir à descoberta da arte e dos artistas e, claro do ambiente, da biodiversidade e da paisagem. É assim, a iniciativa “Devesa em Família” que decorre desde há três anos, sempre aos domingos, entre as 15h00 e as 17h00. A participação é livre e gratuita e basta aparecer.
O principal objetivo é “promover a educação ambiental, cultural e histórica junto dos mais novos fora do contexto escolar, junto das suas famílias, tirando o máximo partido do parque e dos seus equipamentos” como explica a diretora do Parque da Devesa, Manuela Araújo.
Em 2018, irão decorrer cerca de 20 atividades. A próxima acontece já no dia 11 de março sob o tema “Da água ao moinho”, segue-se no dia 25 “o que dizem os objetos?”. Em abril, no dia 8, as famílias juntam “Forças aplicadas num conto” e a 22 acontece o “Open Day Circus Family”. No primeiro fim-de-semana de maio acontece o Bioblitz nocturno com direito a acampamento, espetáculo de fogo e hora de conto. No dia 13, “As Árvores medem-se aos metros” e a 27 aborda-se “Do grão ao pão”. Em junho, explora-se “O tempo tem tanto tempo”, no dia 10 e no dia 17 decorre o Bioblitz de Verão. A 23 de setembro, o tema é “Viajar à velocidade do som”. No dia 14 de outubro, os serviços educativos do parque desafiam as famílias a dar um concerto “com balde, caixote e cesto” e no dia 28, todas as famílias são exploradoras. Em novembro, os temas são “Comedouros para aves”, no dia 11 e “Floresta Autóctone, o que é? Para que serve?”, no dia 25. Por fim, no dia 9 de dezembro, as famílias são convidadas a participar num workshop de coroas de Natal.
As atividades dividem-se entre os serviços educativos, a casa do território e o parque despertando as famílias para novas e diferentes experiências.
“São tardes muito animadas, com convívio e aprendizagem”, acrescenta a responsável do parque.
A maior parte das atividades são dinamizadas pela equipa do Parque da Devesa, em articulação com as restantes divisões da autarquia, e versam, sobretudo, sobre educação ambiental e educação para a ciência, havendo ainda espaço para atividades culturais.