Casa do Território

Exposições Temporárias

"Pós-Terra - práticas em direção a um pensamento ecológico"

27 maio 2025 - 31 março 2026

Pós-Terra
Práticas em direção a um pensamento ecológico
Miguel Ângelo Marques


Pós-Terra é uma instalação artística do artista plástico Miguel Ângelo Marques (Guimarães, 1994), que explora a nossa relação com o mundo através de uma abordagem pedagógica às alterações climáticas, partindo de uma metáfora que incide na sua curiosidade pelos animais da família dos sifonóforos.
Recentemente descoberto um espécime com cerca de 45 metros no mar da austrália pode ao mesmo tempo ser o maior e o mais pequeno animal do mundo. Partindo de uma ideia de entre-ajuda, o Sifonóforo, é uma colónia de Zooides composto por milhares de partes individuais (máximo 40 cm cada) que estão ligadas e formam um grande corpo de apoio mútuo partilhando nutrientes e energia entre si.
Partindo de uma abordagem multidisciplinar e da premissa O que fazias num mundo novo? Ideias para tornar este mundo melhor! Esta exposição aborda a forma como a sustentabilidade do planeta requer que olhemos para o nosso quotidiano e nos consciencializemos das nossas ações. Ao longo da história e em prol da construção de cenários idílicos e imaginários contribuímos para a destruição do planeta, agora devemos imaginar um novo mundo, com os seus alicerces na cooperação e na comunidade, bem como imaginar alternativas às ações industriais massivas de exploração e contribuir para a regeneração do globo.
Pensar uma pós-terra é pensar um lugar onde o começar de novo é premissa para refletir sobre os nossos erros. O que levavas para uma pós-terra? É a pergunta que esta exposição levanta. Ligar-nos mais à terra e menos ao material, mais à natureza e menos ao digital, é a premissa para este Novo Mundo, um lugar que quer criar máquinas de imaginar, cheio de possibilidades, mas também de lições ativas. Sublinhar o importante e dar foco à ideia de que o essencial não é o material, que a experiência sensorial é preponderante para a nossa consciencialização enquanto seres que habitam um ecossistema composto por uma biodiversidade sem precedentes e que se deve preservar.

Ficha Técnica
Promotor: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Coordenação: Daniela dos Santos, Manuela Araújo
Conceção e conteúdos: Miguel Ângelo Marques
Montagem: Miguel Ângelo Marques, Casa do Território
Apoio:I.glass


Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão
Segunda a quinta: 9h30 - 17h30;
Domingos: 14h30 às 18h30 (horário de verão)
ou 14h30 às 17h30 (horário de inverno)

Entrada gratuita.


Arquivo Exposições Temporárias

ver arquivo

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui