Notícias

Famalicão recua seis mil anos na história para refletir sobre o futuro da paisagem

13.01.2022

Já alguma vez imaginou como seria a paisagem do seu território há muitos milhares de anos? Mais precisamente como seria há seis mil anos, quando surgiram os primeiros povoados? Foi isso mesmo que se propôs fazer a Casa do Território, do Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão com a exposição “Naturalmente Famalicão – Cronologia de uma Paisagem”, que vai ficar patente a partir de 21 de janeiro até 28 de agosto.

Partindo de um conjunto de diagramas e desenhos que procuram retratar o panorama famalicense de há seis mil anos, a exposição propõe uma jornada pela história da paisagem com início no momento em que surgiam os primeiros povoados até aos dias de hoje, num convite a uma reflexão sobre o que se pretende para o território no futuro.

Composta também por várias fotografias panorâmicas de 360 graus que mostram a evolução do território, a exposição irá oferecer ainda um conjunto de experiências sensoriais.

Para melhor perspetivar um futuro para o território que nos sustenta é importante conhecer o seu passado. O percurso que nos trouxe ao ordenamento que conhecemos hoje que acompanhou o avanço da tecnologia, teve a influência de povos distantes, do clima e até de pandemias. Mas é sobretudo às sucessivas gerações de habitantes locais e às suas vontades e anseios que devemos esta construção assente num território outrora natural”, explica a propósito o coordenador da exposição, o ecólogo Vasco Flores Cruz.

No fundo a questão que se coloca é “o que pensaria um habitante do Castro das Eiras se ao sair do balneário, sob a abertura da Pedra Formosa encontrasse a paisagem que construímos? E nós, que paisagem gostaríamos de deixar para os vindouros?”

Para além da mostra propriamente dita, a exposição conta ainda com uma programação de atividades paralelas como oficinas, visitas orientadas para famílias, com crianças e realização de trabalhos criativos à volta do tema da paisagem.

Irão decorrer ainda visitas ao território com passeios comentados, nomeadamente pelas obras de encanamento do rio Este, através de um percurso pedestre e visita ao Moinho de S. Marçal, obras de reabilitação e reconstituição do Pisão e Castro das Eiras e Castelo de Vermoim, para além de outras atividades dirigidas às escolas.

Está ainda prevista a realização de uma conferência intitulada “Mudam-se os tempos, mudam-se as paisagens”, agendada para o dia 22 de abril, data em que se assinala Dia Mundial da Terra, com vários convidados.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

DEVESA EM FAMÍLIA – “Oficina da paisagem”
30 JAN│15h00 – Visita orientada à Exposição para famílias com crianças e realização de trabalhos criativos à volta do tema da paisagem.
Condições: Sujeito a inscrição. Gratuito.
Público-alvo: Famílias com crianças

VISITAS ORIENTADAS
13 FEV | 15h00 – Visita orientada à comunidade, por Vasco Cruz (Coordenador Científico da Exposição)
Condições: Livre. Gratuito
Público-alvo: Geral
Nota: Ao longo do período de exibição poderão ser agendadas visitas orientadas para grupos, com o mínimo de 10 participantes, em data e horário a combinar.

VISITAS AO TERRITÓRIO / PASSEIOS COMENTADOS
5 MAR│14h30│ Obras de encanamento do rio Este (com: Luzia Silva/Vasco Cruz)
28 MAI │14h30│ Percurso pedestre e visita ao Moinho de S. Marçal, obras de reabilitação e reconstituição do Pisão (com: Bruno Matos/Vasco Cruz)
25 JUN│14h30│ Castro das Eiras e Castelo de Vermoim (com: Felisbela Leite/Vasco Cruz).
Condições: Sujeito a inscrição. Gratuito.
Público-alvo: Geral

SERVIÇO EDUCATIVO PARA ESCOLAS
- Visita orientada à Exposição (Público alvo: a partir do 1º CEB)
- Visita/Oficina: Folhas Naturalmente Divertidas (Público alvo: pré-escolar e 1º Ciclo)
- Visita/Oficina: Árvores Naturalmente com Voz (Público alvo: pré-escolar e 1º Ciclo)
- Visita/Conversa: Sou um influencer da paisagem (público alvo:2º Ciclo ao Secundário)
Condições: Sujeito a inscrição. Gratuito.

CONFERÊNCIA “Mudam-se os tempos, mudam-se as paisagens”
22 ABR │14h30│Casa das Artes
Oradores (confirmados): Paulo Farinha Marques (Arquiteto Paisagista; Professor na FCUP))
João Tereso (Biólogo/Arqueólogo; Professor na FCUP )
Vasco Cruz (Ecólogo e Coordenador Científico da Exposição)
Condições: Sujeito a inscrição. Gratuito.
Público-alvo: Geral

Notas: Programa final da Conferência a divulgar oportunamente, nomeadamente, painel completo de oradores.
A Programação está sujeita a alterações, por razões não previstas e devidamente justificadas.

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui