Hortas Urbanas

Apresentação

As Hortas do Parque da Devesa, implementadas desde 2013, abrangem uma área total de 11.000 m2 integrada no parque, e a sua localização funciona também como um grande atrativo para os visitantes e fundamental meio de divulgação de boas práticas agrícolas.

As Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA), das quais as da Devesa são o primeiro projeto, têm como objetivos primordiais a promoção de modelos agrícolas sustentáveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade ambiental e da segurança alimentar. O projeto assenta na promoção da prática de agricultura biológica, sendo desta forma um elemento disseminador de boas práticas agrícolas e de respeito pelo ambiente, enquanto contribui para a melhoria do bem-estar e da saúde da população urbana, para a economia doméstica e autonomia alimentar.

Este projeto promove atividades na natureza, com ligação direta ao solo e às plantas, mobilizando a participação da população em geral e da unidade familiar em particular, e a interação e inclusão social e cultural dos seus utilizadores, sendo uma ferramenta ocupacional e terapêutica para além de servir como centro demonstrativo, com sessões teóricas e práticas no local.

As Hortas Urbanas do Parque da Devesa integram 192 talhões de cultivo distribuídos por tipologias distintas: hortas familiares, a maioria dos talhões, de 25 m2; hortas inclusivas compostas por canteiros elevados e destinadas a pessoas com incapacidades motoras; hortas coletivas destinadas a associações e escolas; hortas pedagógicas destinadas à implementação de projetos educativos ou experimentais; hortas solidárias destinadas ao trabalho voluntário para cultivo de hortícolas frescas a entregar em lojas e cantinas sociais do concelho. Inclui ainda espaços de compostagem, casas de ferramentas charco, ramada e zonas de pomar e de lazer.

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui